segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Apaches- Os índios americanos estão em alta! #Ètnicos

Olá fashionistas!, Eu sou do tipo que adora um exagero, sempre que vejo os desfiles da temporada os que mais me enchem os olhos são os desfiles com grandes cenários e roupas cheias de movimento, pedraria e trabalhos manuais, Não sou fã e confesso que detesto o minimalista, sempre achei que desfiles que usam peças simples e de cortes mais retos demonstrasse um certo medo de ousar (minha humilde opinião), Sei que existem grandes feras que trabalham com peças mais sofisticadas e com desenhos mais "humildes", porém sou um eterno fã de Jhon Galliano que tem como marca registrada grandes espetáculos nas passarelas, enfim, vendo nesse final de semana alguns desfiles atuais eu me deparei com a forte presença de franjas, não seria nenhuma novidade mesmo porque os desfiles anteriores trouxeram em grande escala a presença forte de franjas, diferente dos desfiles de 2011/2012 onde a  franja apareceu fazendo referência aos anos 20 período em que a animação e o som das Jazz-bands faziam as "melindrosas" saírem do chão agora as franjas surgem com uma roupagem diferente, deixando de fora a sofisticação dos anos 20.
Bom, as franjas sempre estiveram presente de uma forma ou de outra no universo fashion, agora elas aparecem de uma maneira mais aventureira, urbana e "pesada", Pesquisei um pouco e entendi que essa forte tendência que estará por muito tempo em evidência vem lá de trás, Os Índios "Apaches" (índios americanos) tem uma imensa história de cultura e vestimenta, sendo assim diversos estilistas resolveram se aprofundar nessa temática para criar novos "shapes" para suas coleções.
O Estilo "Apache" ou "Navajo" caracteriza-se pelo uso de peças com franjas, miçangas, trabalhos manuais, penas e acessórios que nos remetem a natureza e a vida dos animais; Bem diferente dos anos 20 onde o brilho e a sofisticação dá as franjas um outro aspecto nada aventureiro e rústico.
Claro que podemos ver as franjas em diversas temáticas da moda, no universo country, no movimento hippie que teve seu início no final dos anos 60 até meados dos anos 70, e como eu disse também nos anos 20, mas como a moda trabalha certos conceitos de maneiras diferentes em cada estação pode -se dizer que a maneira correta de se usar franjas  atualmente (Caso você seja viciada nela, assim como eu sou) e baseando-se na cultura dos apaches e suas crenças que influenciavam pelo seu modo de se vestir e comportamento cultural e religioso.

Isabelli Fontana mostrando diferentes formas que a moda vem mostrando o "Ètnico"

Eu adoro peças com uma pegada étnica, adoro informações de outras tribos e civilizações antigas, não demorou muito para que sites de moda e editoriais usassem dessa temática para estampar publicações e blogs do mundo todo, No lookbook mesmo eu já estou vendo muitos looks com esse tema.


Nessa foto do Lookbook estou usando um colar de penas e uma jaqueta de couro cheia de franjas


Releitura atual das vestimentas antigas das índias apache

Garotos também devem se aventurar nessa forte tendência
Outro exemplo, jaqueta com franjas! ♥

Abaixo também vocês podem conferir os últimos desfiles onde eu notei a forte presença do estilo étnico e principalmente referências que lembram o estilo dos índios Apache.

Nenhum comentário:

Postar um comentário